
Vol. 01 - N° 01 - 2025 / ISSN 3086-1179
Após nove edições impressas da Revista Tribuna do Cretino (ISSN: 2349-4926) o projeto de extensão da Universidade Federal do Pará - UFPA, de mesmo nome, segue com o compromisso de estimular, produzir e compartilhar reflexões críticas sobre a cena local, isto é, aquela produzida pelos grupos teatrais e artistas de Belém do Pará, mas agora sob o formato de revista eletrônica.
Desse modo, este primeiro volume da Tribuna do Cretino - Revista de Crítica Teatral apresenta nada menos do que vinte e sete críticas teatrais, produzidas de abril a outubro de 2025, por estudantes, professores, artistas e/ou espectadores que se sentiram motivamos a compartilhar suas percepções a partir da experiência vivenciada nas salas de espetáculo da cidade.
O lançamento da revista neste novo formato eletrônico também permite expandir os modos de registro textuais, ou seja, a partir deste volume inicial a Tribuna do Cretino - Revista de Crítica Teatral também recebe ensaios críticos que repercutam/registrem processos criativos de grupos e/ou artistas locais. É por este escopo que o ensaio intitulado "Arquivo X: O Imaginário Secreto do Teatro de Caixa", de Katiuscia de Sá, se apresenta e debate o processo criativo deste espetáculo indicando os pontos de convergência e divergência entre o Teatro Lambe-Lambe e o Teatro de Caixa, este último proposto pelo Coletivo de Animadores de Caixa que realiza suas experimentações cênicas em Belém do Pará.
E, por fim, acompanhando o lançamento deste volume inaugural da Tribuna do Cretino - Revista de Crítica Teatral, o Dossiê Cretino apresenta outros ensaios críticos refletindo, tematicamente, sobre a trajetória e contibuições que o projeto de extensão universitária Tribuna do Cretino têm proporcionado a cidade de Belém do Pará ao longo dos seus onze anos de atuação ininterrupta. Os ensaios nesta seção do dossiê são assinados por Raphael Andrade, Márcia Araújo, Karimme Silva e Alana Lima, todos ex-participantes das ações de formação acadêmicas promovidas pelo projeto. O dossiê se completa com uma autoreflexão do criador do projeto, Edson Fernando.
Iniciamos assim com esta revista eletrônica uma numa fase do projeto Tribuna do Cretino. E que venham muitas outras edições e ações de extensão do Tribuna do Cretino pelos próximos anos.
Evoé
Edson Fernando (Editor)
